NOTA DE ESCLARECIMENTO

Há alguns anos, ao concluir que diversos sindicatos refletiam em suas práticas o dito popular “casa de ferreiro, espeto de pau”, um grupo de trabalhadores em entidades sindicais percebeu a necessidade de se organizar em torno de seu próprio SINDICATO.

Desde então, aqueles que decidiram se juntar ao SITESEMG têm consciência de que é necessária muita luta para assegurar direitos e ampliar conquistas.

O SITESEMG sempre lutou por salários dignos e pela manutenção dos direitos adquiridos. E em todas as negociações que realiza, leva à mesa deliberações aprovadas em assembleias.

É claro que nem sempre as diretorias das entidades sindicais acolhem as pautas de reivindicações da categoria. Por isso, quem reivindica deve se manter mobilizado para conquistar o que considera direito seu e apoiar a entidade que o representa.

Também é importante lembrar que o SITESEMG não dispõe das mesmas condições de que usufruem as demais entidades sindicais. Exemplos disso:

. O SITESEMG NÃO TEM A MESMA ESTRUTURA DAS DEMAIS ENTIDADES SINDICAIS

. O SITESEMG TEM APENAS UM DIRETOR LIBERADO PARA O TRABALHO SINDICAL EM TEMPO INTEGRAL

. AS LIBERAÇÕES PARA QUE OS DEMAIS DIRETORES TENHAM TEMPO PARA ENCAMINHAR AS DELIBERAÇÕES DA CATEGORIA SÃO PONTUAIS

. NOSSOS DIRETORES NÃO RECEBEM QUALQUER TIPO DE COMPLEMENTAÇÃO SALARIAL, COMO OCORRE EM OUTRAS ENTIDADES

Por fim, frisamos que o SITESEMG jamais enxergou de forma diferente este ou aquele trabalhador em entidade sindical. Para o SITESEMG, todos os trabalhadores de sindicatos devem usufruir da proteção dada por sua entidade sindical.

Por esta razão, os acordos coletivos que negociamos são válidos para todos, independentemente das categorias a que servem profissionalmente.


Diretoria do SITESEMG