SITESEMG PÕE SEU FUTURO EM DEBATE

Na próxima terça-feira 26, às 19h (edital abaixo), o futuro do Sitesemg estará em pauta durante Assembleia Geral Extraordinária convocada para tratar de dois temas: Contribuição Sindical 2019 e Taxa de Fortalecimento. “É muito importante que a categoria compareça à sede e se manifeste. É o futuro do Sitesemg que está em jogo”, afirma Maurício da Silva Gomes, presidente do Sitesemg.

A exemplo do que ocorreu com grande parte das entidades sindicais do país, o Sitesemg teve sua arrecadação seriamente comprometida após a reforma trabalhista ter tornado facultativo o Imposto Sindical (um dia de trabalho no ano). Até 2017, a contribuição era obrigatória e 60% da arrecadação se destinava aos sindicatos.

2018

Em assembleia realizada em março do ano passado, a categoria autorizou o Sitesemg a disponibilizar em seu site a documentação necessária para o recolhimento da Contribuição Sindical. No mesmo dia, foi aprovada a Taxa de Fortalecimento, também equivalente a um dia de trabalho, que o trabalhador em sindicato pode destinar ao Sitesemg no momento em que considerar mais conveniente. “No ano passado, foram dadas aos sindicatários duas alternativas para contribuir com o Sitesemg. E muitos contribuíram. Nossa expectativa é que, em 2019, o número seja ainda maior, pois os desafios que temos pela frente não são pequenos. Sem os sindicatos, vai ser impossível manter direitos”, avalia.

Acordos negociados em 2019 têm garantido aumento real

Levantamento preliminar mostra que grande parte dos Acordos Coletivos assinados pelo Sitesemg até meados de fevereiro resultou em ganho real. “Um ganho importante, se levarmos em conta a crise”, pondera Geraldo Inácio Martins (Pelé), diretor de Comunicação do Sitesemg.  Ele ainda lembra que sindicalizados têm acesso a descontos em produtos e serviços por meio dos convênios negociados.

“Mas o mais importante é ter consciência de que, ao contribuir, o trabalhador fortalece o movimento sindical como um todo. Precisamos de entidades comprometidas com a manutenção de direitos trabalhistas e sociais, pois, do contrário, teremos ainda mais prejuízos”, ilustra.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado de Minas Gerais – SITESEMG, entidade sindical de primeiro grau, CNPJ sob o nº 17.498.775/0001-31, Código Sindical nº  00823054675, com sede na Rua  da Bahia, 573 – sala 603 – Centro, Belo Horizonte – MG,  na pessoa de seu presidente, o Sr. Maurício da Silva Gomes, fazendo uso do que lhe confere o estatuto social da entidade, deixa público e convoca todos os membros integrantes da categoria, sócios e não sócios, que trabalham em Entidades Sindicais (Associações Sindicais, Sindicatos, Federações, Confederações, Centrais Sindicais) existentes em todos os municípios do Estado de Minas Gerais, salvo a Cidade de Juiz de Fora, a comparecerem na Assembleia Geral Extraordinária que se realizará no dia 26 de fevereiro de 2019, às 19h, em primeira convocação, e 19h15min, em segunda, na Rua da Bahia 573, Sala 603, Centro, em Belo Horizonte, para deliberar sobre: I. Discussão e aprovação das formalidades legais para a cobrança e desconto da contribuição sindical obrigatória (Art. 8º e Art. 149 da Constituição Federal), prevista nos Arts. 545 a 610 da CLT, com as alterações promovidas pela Lei nº 13.467/2017 (autorização prévia e expressa da categoria) e outra contribuição em substituição a mesma; II. Deliberação acerca de procedimentos a serem adotados, inclusive quanto à notificação de autorização prévia e expressa aos respectivos empregadores e, ainda, para os casos previstos no Art. 602 da CLT.

Belo Horizonte, 20 de fevereiro de 2019
Maurício da Silva Gomes – Presidente